terça-feira, 29 de janeiro de 2008

INTERCÂMBIO AMAZONAS-PALESTINA

A delegação palestina chefiada pelo prefeito da cidade Bani Naim, na província de Hebron, na Cisjordânia, ao sul da Palestina, se reuniu, ontem (28), com a reitora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Marilene Corrêa, para discutir sobre o fechamento de um acordo de intercâmbio entre os dois povos.

De acordo com o site da UEA, a reitora identificou a possibilidade de cooperação especialmente nas áreas de desenvolvimento regional e recursos humanos, incluindo intercâmbio tecnológico, por exemplo, na área de Engenharia, onde eles têm uma grande carência de capacitação profissional.

“Esta cooperação científico-cultural que o Amazonas, através da UEA, poderá prestar aos palestinos, beneficiará principalmente os acadêmicos que venham aqui para aperfeiçoar ou qualificar seus estudos”, disse Marilene Corrêa.

Na ocasião foi debatida a possibilidade de concessão de bolsas de estudo para alunos palestinos. Por outro lado, especialistas brasileiros viajarão à Palestina para fazer estudos e pesquisas em áreas como a da agricultura, falou Manasra.

Acompanhado de membros da comunidade palestina em Manaus, o prefeito de Bani Naim, após a visita à Reitoria, conheceu a Escola Normal Superior, a Escola Superior de Tecnologia, e ainda, o laboratório de ensino a distância da UEA, localizado na Escola de Artes e Turismo.

BANI NAIM

A cidade de Bani Naim fica a 40 quilômetros distante de Jerusalém e a 30 quilômetros de Belém, onde nasceu Jesus Cristo. Sua população é de 80 mil habitantes, sendo quase 40% deles refugiados de outras partes da Palestina.

Bani Naim tem uma importância histórica e religiosa grande para a humanidade, pois foi nesta cidade que Ló, sobrinho do patriarca e profeta Abraão, se abrigou depois de fugir de Sodoma e Gomorra antes que fossem destruídas.

Sua economia é baseada no comércio, marmomaria, agricultura e na ajuda externa de organismos internacionais e dos imigrantes.

A criação de Israel, em 1948, e consequentemente, a ocupação dos territórios palestinos levararam vários moradores de Bani Naim a sair da cidade e imigrar para outros países. Atualmente, 20% das terras de Bani Naim foram confiscadas pelos israelenses.

Nesta parte usurpada, foi construída uma colônia judaica, uma base militar e o resto é considerada área de segurança não sendo permitido a entrada dos donos destas terras em suas propriedades.

Em torno de 120 famílias de Bani Naim moram hoje em Manaus. Os palestinos têm uma importância grande para a economia da capital, desempenhando papel de destaque no comércio da cidade.

Entre os filhos ilustres do Amazonas de origem palestina estão o vice-governador Omar Aziz (PMN) e o lutador e empresário do Jungle Fight, Walid Ismael.

2 comentários:

Mazen Tarayra disse...

São 20 mil habitantes, em Bani Naim, apenas...

Blog Leitura Franca disse...

Assalam aleiqom. Olá Mazen. Em primeiro lugar queria agradecer a sua participação no blog. Em relação a população de Bani Naim, o número de habitantes que consta na matéria foi passado pelo próprio prefeito, Radwan Manasra.Mesmo assim, mais uma vez, obrigado pela contribuição. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a acessar e participar sempre do blog Leitura Franca com suas opiniões e sugestões. Abs