sábado, 19 de janeiro de 2008

MUÇULMANOS LEMBRAM O MARTÍRIO DO IMAM HUSSEIN. ENTENDA O QUE É A ASHURA

Muçulmanos em todo o mundo marcam, hoje (19), uma das datas religiosas mais apaixonantes do planeta: o martírio do Imam Hussein, neto do profeta Muhammad.

Vestidos de preto para expressar luto e tristeza, os muçulmanos se reúnem para relembrar os significados de justiça e esperança que o sacríficio do Imam espalhou na luta contra a tirania e a opressão.

O episódio que resultou no martírio do Imam Hussein e de outras 72 pessoas, entre familiares e companheiros, na cidade de Karbalá, situada no atual Iraque, ocorreu no décimo dia do mês de Muharram, o primeiro do calendário islâmico, do ano 62 da Hégira. Daí o nome Ashura, termo que deriva da palavra a´shara (dez, em árabe), em referência a data da morte do Imam Hussein.

Nesta época, os muçulmanos se agrupam em assembléias para ouvir os relatos de como se desenvolveu toda a história da tragédia que vitimou o neto e outros parentes do profeta Muhammad.

O Imam Hussein foi martirizado porque não aceitou a tirania ao recusar dar o seu apoio a Yazid, que tinha a ambição de dominar o mundo islâmico naquela época para desviar as pessoas do verdadeiro Islã.

Yazid queria que o Imam Hussein prestasse fidelidade a ele, o que foi prontamente rechaçada pelo Imam, pois este sabia que Yazid era um corrupto e um devasso e que jamais poderia governar a Nação Islâmica. Yazid revoltado com esta atitude, decidiu então eliminar o Imam.

Esta postura de Yazid me faz lembrar do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, quando disse "ou vocês estão conosco, ou com os terroristas". Yazid agiu da mesma forma. Ou as pessoas seguiam Yazid, ou elas iriam ser consideradas inimigas e pagariam com a vida.

Imam Hussein, detentor de uma fé grandiosa em Deus e na vida após a morte, escolheu o caminho da dignidade e da grandeza e optou por resistir ao invés de prestar fidelidade a um ditador mesquinho e cruel como Yazid.

No dia 10 de Muharram, o exército de Yazid composto de milhares de soldados avançou sobre o Imam Hussein, seus familiares e companheiros, que estavam em desvantagem numérica e em armas, resultando no martírio do neto do profeta Muhammad.

Quem não conhece este fato, jamais vai entender a importância deste episódio para os dias atuais, uma vez que mais de mil e trezentos e sessenta e seis anos depois, a postura do Imam Hussein de enfrentar a tirania influencia os povos oprimidos de hoje na luta contra seus opressores. Lições que são observadas até os dias de hoje por milhões de pessoas em diversas partes do mundo.

Portanto, lembrar a morte do Imam Al-Husseim significa lembrar as injustiças cometidas no mundo, chorar pelos oprimidos.

Na mídia dos países ocidentais, a Ashura é mostrada de formas diversas.

Enquanto alguns veículos de comunicação conseguem transmitir os seus significados, outros partem para as distorções ou se apegam a alguns costumes criados ao longo dos anos como o da auto-flagelação, que é praticado pela minoria dos fiéis.

Muitos líderes religiosos condenam a autoflagelação e, ao invés disso, estimulam as pessoas a doarem sangue aos hospitais, pois o martírio do Imam Hussein significa também o renascimento da esperança e uma mensagem de vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, realmente no Ocidente as informaões passadas, são somente da autoflagelação, sem seu verdadeiro significado. Até então, não entendia os reais motivos. Porém, depois desta edificante leitura acerca da imagem do Yman, acho grandiosíssimo relembrar aquele que representa a força que todos devemos ter, e não nos deixar levar por opressores por estarmos em desvantagems. Se somos corretos, devemos ser até o fim.
Parabéns à todos.