quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

JAMAIS ESQUECEREMOS - ATROCIDADES DE ISRAEL FICARAM IMPUNES

Por conta da publicação do relatório Winograd (veja post acima) o blog Leitura Franca publica algumas fotos das atrocidades israelitas contra os libaneses para que esta barbárie jamais seja esquecida.

Israel lançou uma guerra contra o Líbano, em 2006, logo após um confronto na fronteira que resultou na morte de oito soldados israelenses e na captura de outros dois.

As agressões israelenses deixaram mais de 1,2 mil civis libaneses mortos, um terço de crianças, e outros cinco mil feridos.

Em torno de 1 milhão de pessoas ficaram refugiadas e 30 mil casas foram destruídas durante as agressões que duraram 33 dias.

Na época, os Estados Unidos não só obstruíram qualquer tentativa de cessar-fogo como pressionaram para que as agressões continuassem.

Nos últimos três dias da guerra, Israel lançou em torno de 1,2 milhão de bombas de fragmentação, cujo o uso é proibido internacionalmente contra civis.

Dezenas de libaneses e alguns cidadãos estrangeiros já morreram e se feriram por causa destas bombas mesmo com o passado de um ano e meio após o fim da guerra.

Israel afirma que em torno de 160 israelenses morreram, a maioria militares. Durante os confrontos, o Hezbollah lançou 4 mil foguetes. A guerra terminou sem que Israel conseguisse alcançar nenhum de seus objetivos.

Criança libanesa morta pelos israelenses na cidade de Qana

Bombas de fragmentação lançadas por Israel no Líbano. Presente para as crianças libanesas

Orfanato libanês antes de ser destruído por Israel

O mesmo local da foto acima depois do ataque de Israel

Imagem de satélite de bairros de Beirute destruídos por Israel. Foto tirada depois de 14.08.06


Imagem de satélite dos mesmos bairros da foto acima antes de 12.07.06

Nenhum comentário: