domingo, 20 de janeiro de 2008

GAZA: A MAIOR PRISÃO AO CÉU ABERTO DO MUNDO


O cerco imposto pelo exército de Israel transformou a Faixa de Gaza na maior prisão ao céu aberto do mundo. Desde o início do ano, os israelenses já mataram dezenas de palestinos.

Só na semana passada, foram 35, o que dá uma média de cinco pessoas mortas por dia.

Gaza tem uma população de 1,5 milhão de habitantes em uma extensão de 360 quilômetros quadrados, um dos territórios mais densamente povoados do mundo.

Hoje, a única planta que fornece energia elétrica para o local teve que diminuir sua capacidade de fornecimento como consequência direta do bloqueio cruel imposto por Israel.

Isto sem contar que o cerco tem trazido dificuldades para as mulheres grávidas e as pessoas enfermas que precisam buscar atendimento médico fora de Gaza.

Enquanto isto, a Organização das Nações Unidas (ONU), que deveria obrigar Israel a botar um fim na ocupação de todos os território ocupados e a libertar todos os prisioneiros, não faz nada. Apenas dá algumas declarações em que se diz preocupada com a situação na região.

Para piorar, os palestinos que deveriam estar unidos na luta contra o inimigo comum – a ocupação israelense -, estão divididos e brigam diariamente entre si, do jeito que Israel quer.

Enquanto isso, quem sofre é a população civil palestina, principalmente, as crianças.

Nenhum comentário: