quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

PRESENÇA INDESEJADA: VISITA DE BUSH É O DIA MAIS OBSCURO PARA O ORIENTE MÉDIO

Bush e o israelense Olmert. Em comum o sangue de inocentes nas mãos

As primeiras declarações do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em sua chegada ao Oriente Médio, mostraram que ele não trouxe nada de novo para a região, confirmando as suspeitas de que sua viagem para promover a paz não passa de uma farsa. Recebido com pompa na chegada pelas autoridades israelenses como Ehud Olmert e Shimon Peres, ambos igualmente a Bush com bastante sangue de inocentes nas mãos, o presidente norte-americano repetiu sua retórica anti-iraniana de que o Irã é a ameaça e não a ocupação israelense da Palestina que, em 2008, completa 60 anos.

Este comportamento de Bush já era esperado e sua missão no OM está fadada ao fracaso na visão de vários políticos, jornalistas, intelectuais e do povo daquela região.

"A tentativa do presidente Bush de apresentar o Irã como um inimigo dos árabes visa a encobrir o apoio americano a Israel, mas ele fracassará. É uma tentativa que não terá sucesso em substituir a ameaça israelense, que é real e concreta, por um perigo iraniano, que é ilusório ", declarou declarou nesta quarta-feira o ministro sírio da Informação, Mohsen Bilal, durante uma entrevista coletiva à imprensa em Damasco.

"A visita dele será totalmente inútil", faz coro o motorista palestino Yasser Abed, 50, de Ramalah, na Cisjordânia.

O colunista do jornal Asharq Al-Awsat, Hussein Shobokshi, disse que a vinda do presidente norte-americano não será mais do que uma visita protocolar. Ele descreveu Bush como um "capitão de um navio que afundou no atoleiro iraquiano".

Mais uma vez um presidente norte-americano chega e deixará o OM sem resolver o principal problema daquela região que é a ocupação da Palestina. Mais uma vez um presidente norte-americano chega e deixará o OM sem fazer referência aos prisioneiros palestinos (são mais de 10 mil em cárceres israelenses, incluindo mulheres e crianças), aos massacres, as violações de direitos humanos e a usurpação de terras praticadas por Israel que aliena e transforma os palestinos em refugiados e reféns em sua própria pátria.

Tudo isto diante de um mundo que diz lutar contra o terrorismo, mas que ignora o terrorismo israelense. Um mundo cada vez mais calado e omisso com tantas injustiça. E ainda tem gente que fala em paz naquela região. Que paz é esta? Ninguém sabe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Infelizmente temos no Brasil um presidente parecido: burro, ignorante, incapaz e com grandes assessores para ampliarem seus poderes, seja na mídia ou na boca do povo (comprando votos).

A intenção de Bush já sabemos. Sabemos de sua sede pelo petróleo da região do Oriente Médio e de sua atenção especial voltada para os amigos israelenses.

Israel, pelo que tudo indica, foi criado em 1948 para servir de "guarita" para as grandes corporações dominarem os bens naturais da região. Isso está muito acima do que a aparente e eterna guerra religiosa entre muçulmanos e judeus.

E no nosso caso, quais serão as intenções escusas de Luís Inácio? Um cara que no primeiro mandato quis praticar censura ao tentar controlar a imprensa no Brasil, um cara que antes não era nada e agora tem uma fortuna estimada em milhões de dólares.

Infelizmente não somos diferentes dos americanos, pois colocamos no poder um cara de palavras grosseiras, simplistas e coloquiais. Apostamos que assim seria bom para o povo, pois pensamos que ele fosse um de nós. Agora percebemos estar diantes de uma grande farsa.

P.S. - Quem me conhece há alguns anos, pelo menos, sabe que eu nunca votei e nem votaria em Lula.