domingo, 25 de maio de 2008

NOVA ERA

O general Michel Suleiman é o novo presidente da República do Líbano. Ele foi eleito, hoje (25), pelo parlamento libanês como resultado de um acordo, firmado no último dia 21, em Doha, no Catar. que colocou fim a 18 meses de impasse político entre governistas e oposição.

O cargo estava vago desde novembro do ano passado quando terminou o mandato do então presidente Emile Lahoud.

Na ocasião, os grupos políticos libaneses, devido a divergências políticas, fracassaram em escolher um substituto para Lahoud. A disputa entre os partidos impediu que um novo presidente fosse eleito em outras dezenove oportunidades.

O regime político vigente no Líbano é o parlamentarismo. O Governo é administrado por um gabinete chefiado por um primeiro-ministro.

O presidente é escolhido pelo Parlamento, composto de 128 deputados, e tem como função principal fiscalizar o cumprimento da Constituição libanesa. Os membros do Legislativo, por sua vez, são eleitos pelo voto direto do povo. Os deputados também indicam o nome que deve ocupar o cargo de primeiro-ministro.

A eleição de Suleiman é a primeira etapa de um acordo que visa estabilizar politicamente o Líbano. Com a escolha do presidente, os libaneses vão eleger um novo primeiro-ministro. O atual Fouad Siniora, que está de forma ilegítima no cargo desde novembro de 2006, deverá renunciar nas próximas horas, e já na terça-feira, começará as consultas para escolher o novo Chefe de Governo.

O nome mais cotado para assumir o cargo é o do deputado Saad Hariri, líder da maioria parlamentar e da Corrente "Mustaqbal".

Após a escolha do primeiro-ministro será formado um governo de união nacional composto de 30 ministros, onde o grupo liderado por Hariri indicará 16 nomes, a oposição apontará outros 11 com direito a veto de decisão e os três restantes serão apontados pelo presidente da República.

A eleição de Michel Suleiman foi bastante concorrida e contou com a participação, nunca antes vista, de uma grande quantidade de líderes árabes, europeus e internacionais. Pelo menos 700 jornalistas estavama credenciados para fazer a cobertura do evento.

A posse do novo presidente trouxe alívio à população libanesa que saudou o fim da crise política e renovou as esperanças de que uma nova era de progresso começou no Líbano.

Durante seu discurso o presidente do Líbano, Michel Suleiman, defendeu a promulgação de uma nova lei eleitoral, deu declarações de apoio a Resistência contra Israel, condenou as constantes violações do território libanês por parte dos terroristas israelitas, prometeu criar uma nova estratégia defensiva para o país e revelou seu desejo de manter boas relações com os "irmãos" sírios.

Nenhum comentário: