domingo, 25 de maio de 2008

DIA HISTÓRICO

Hoje, dia 25 de maio, é um dia de festa para os libaneses, não só pelo fato de terem escolhido um novo presidente, mas também porque nesse domingo se comemora o oitavo ano da retirada das tropas israelenses que ocuparam o sul do Líbano.

Em todo o país, foram realizados vários eventos comemorativos para celebrar a data que lembra a libertação das terras e dos prisioneiros que estavam em poder dos israelitas.

Porém, a festa principal ocorrerá, nesta segunda-feira (26), em Beirute, com uma cerimônia que deverá atrair centenas de milhares de libaneses e contará com o discurso do líder da Resistência e um dos responsável pela derrota israelense, o secretário-geral do Hezbollah, Sayed Hassan Nasrallah.

No dia 25 de maio de 2000, o último soldado israelense cruzou a fronteira do Líbano com a Palestina Ocupada, colocando fim a mais de duas décadas de terrorismo judaico em solo libanês.

Foi a primeira derrota de Israel em uma guerra contra os árabes. O dia 25 de maio de 2000 é a data em que caiu por terra a falsa propaganda veiculada pela máquina de mentir dos nazistas sionistas de que o exército de Israel é invencível.

Durante os 22 anos, os soldados israelenses, com o apoio de grupos de traidores, ocuparam várias cidades e proíbiram os cidadãos libaneses de morar e trabalhar em suas próprias terras.

O terror judaico não poupou a capital Beirute que sofreu vários bombardeios pesados e ataques que resultaram na morte de várias pessoas inocentes.

Estima-se em mais de 20 mil o número de libaneses mortos durante a ocupação israelense, muitos deles, tombaram como mártires em diversos massacres cometidos ao longo dos anos de invasão. Nenhum criminoso judeu jamais foi levado à julgamento pelas barbáries e atrocidades cometidas no Líbano.

Vários grupos participaram da luta contra Israel. Porém, muitos deles não deram continuidade e pararam de combater à ocupação, o que não aconteceu com o Hezbollah. Ao contrário, foi a resistência efetiva do Hezbollah que obrigou Israel a se retirar do Líbano.

Ainda há terras libanesas em poder dos israelenses como é o caso das fazendas situadas na extremidade da cidade de Chebaa, ocupadas desde 1967, e também prisioneiros em cárceres judaicos.

Com o fim da crise política e a eleição de um novo presidente crescem as esperanças de que todas as terras ocupadas e todos os prisioneiros que ainda sofrem com os efeitos do terror judaico possam retornar o mais breve possível para o local de onde jamais deveriam ter sido tirados: a pátria libanesa.

Por conta desta data histórica, o blog Leitura Franca publica algumas fotos que marcaram o fim da ocupação israelense do Líbano.


Prisão de Khiam: símbolo da infâmia judaica no Líbano. Neste local, vários libaneses foram torturados e mortos pelos israelenses e seus aliados


Prisioneiro chora de emoção ao saber que será solto. Queda da Prisão de Khiam marcou fim da ocupação israelense

População libanesa comemorou junto com os combatentes da Resistência o fim da ocupação israelense

Nenhum comentário: