sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O JEJUM DO MÊS DO RAMADÃ


Começa neste sábado o jejum do mês do Ramadã, um dos pilares mais importantes da fé muçulmana. Neste período, os crentes se abstêm de ingerir qualquer tipo de alimento, bebida, de fumar e manter relações sexuais do nascer do sol (fajr) até o por-do-sol (maghreb) durante todo o mês de Ramadã, o qual por pertencer ao calendário islâmico lunar, pode ter 29 ou 30 dias.

Os fiéis devem se afastar também das reuniões ilícitas, das pessoas pérfidas, dos atos que podem causar danos para si e para a sociedade. Ao contrário, neste mês, os muçulmanos devem ampliar os atos de caridade, solidariedade, dar maior atenção as oração e as súplicas.

A abstenção de alimentos e bebidas, longe de ser uma forma de castigar o corpo, tem como objetivo principal apurar a alma e fortalecer o espírito, a fé, a auto-estima, a paciência, o auto-controle, o sentimento de comunidade, o fortalecimento dos laços de parentescos, a compaixão para com os pobres, piedade com os órfãos e caridade com os necessitados. O jejum tem uma função não só espiritual, mas também de melhorar o aspecto material, social e econômico do coletivo, sempre rumo ao progresso.

O jejum do mês do Ramadã é um período de penitência e perdão que Deus, Todo-Poderoso, estabeleceu como misericórdia para que seus servos possam se redimir dos erros e dos pecados. É uma época onde o ser-humano, que é tão ocupado de suas tarefas cotidianas e da correria pelas coisas mundanas, tem a oportunidade de refletir sobre sua vida e as pessoas ao seu redor, fortalecendo o indivíduo e a coletividade.

O ato de jejuar foi prescrito a vários povos do passado, como descrito no Alcorão Sagrado. Contudo, o jejum continua mais presente do que nunca na vida de centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro nos tempos modernos. Ramadã Karim!

Nenhum comentário: