segunda-feira, 20 de abril de 2009

AHMADINEJAD: CS APÓIA O RACISMO

Teerã – O presidente da República Islâmica do Irã, Mahmud Ahmadinejad, declarou nesta segunda-feira, durante a Conferência Internacional de Revisão de Durban (Durban II) que o Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS) tem, nos últimos 60 anos, apoiado o regime sionista, dando-lhe liberdade para cometer diversos crimes.

Dirigindo-se aos participantes da reunião internacional sobre racismo, em Genebra, ele questionou o direito ao veto no CS, especulando sobre a lógica que lhe serve de base. “A que valor humano ele corresponde? É compatível com a justiça, igualdade ou a dignidade humana?”, perguntou.

Referindo-se ao fato de o CS ser a mais elevada fonte no que diz respeito à paz e segurança, ele questionou como alguém pode esperar justiça e paz enquanto a discriminação e leis baseadas na força, mais do que na justiça, prevalecerem. Ele lamentou que uma parcela dos países ocidentais e governos europeus estejam compromissados com racistas genocidas e os apóiem.

Referindo-se à Questão Palestina, ele relatou que, após a Segunda Guerra Mundial, alguns destes países e governos deslocaram uma população inteira da sua terra e mudaram um certo número de pessoas da Europa, Estados Unidos e outros locais para lá, sob o pretexto de que os judeus haviam sido vitimizados, estabelecendo um regime totalmente racista no território ocupado.

Ahmadinejad também colocou algumas questões sobre as origens de guerras correntes, como a invasão dos Estados Unidos ao Iraque e Afeganistão, indagando sobre qual seria a razão para isso a não ser a arrogância da administração norte-americana em expandir sua dominação, destruir as culturas locais, eliminar riscos potenciais a Israel e saquear as fontes de energia dos países árabes?

Afirmando que a busca pela hegemonia e a arrogância estão na raiz do racismo, discriminação e tirania, o presidente adicionou que, atualmente, muitos racistas condenam o fenômeno apenas da boca para fora. Contudo, como apenas alguns poucos e poderosos países têm a permissão de tomar decisões em nome dos outros com base em seus próprios interesses, eles podem facilmente desconsiderar todos os valores humanos e leis internacionais. (IRNA)

Tradução e edição: Ibei

Nenhum comentário: