domingo, 26 de julho de 2009

TRÁFICO DE ÓRGÃOS

Segundo artigo do estadão.com.br, cerca de 300 agentes do FBI realizaram nesta quinta-feira, 23 de julho de 2009, diversas batidas e prisões nos estados norte-americanos de Nova York e Nova Jersey.

Entre os detidos encontra-se um rabino acusado de traficar rins por uma década. Ele é acusado de pagar US$ 10 mil a pessoas necessitadas e revender o órgão por US$ 160 mil.

Também estavam entre eles o prefeito da cidade de Secaucus, Dennis Elwell, e da cidade de Hoboken, Peter Cammarano, no cargo há apenas 23 dias, acusados de receber propina.

Segundo ainda o estadão.com.br, o prefeito de Newark, Cory Booker, que lutou contra corrupção na maior cidade de Nova Jersey, disse ao jornal The Star-Ledger, daquele Estado, que foi “uma manhã inacreditável”.

Na opinião do site spiegel.de, “chocante foi a prisão de uma série de famosos rabinos logo após a oração matinal”, como declarou um membro de uma sinagoga para o canal de TV ABC. Os religiosos foram acusados de “lavagem internacional de dinheiro”: desde junho de 2007, eles teriam lavado cerca de três milhões de dólares provenientes de atividades criminosas através de outros quadrilheiros em Israel e Suíça.

Sobretudo Eliahu Bem Haim e Edmund Nahum, dois rabinos chefes do bairro Deal em Nova Jersey, assim como Saul Kassin e Mordechai Fish, dois famosos rabinos do Brooklyn. “Eles camuflavam suas extensas atividades criminosas atrás de uma fachada de honestidade”, disse o promotor Ralph Marra.


Tráfico de órgãos

A promotoria conseguiu prender também o traficante de órgãos Levy Izhak Rosenbaum, que deve estar intimamente relacionado com a conexão rabínica. Ele tentou comprar um rim de um agente disfarçado do FBI por 10 mil dólares e tentado vendê-lo para outro agente do FBI “primeiramente por 150 mil” depois por 160 mil dólares. Rosenbaum se gabou de ter intermediado “muitos” rins.

Aparentemente, Israel não é só a Central Internacional do Genocídio, mas também tem forte inclinação para o tráfico de órgãos humanos. Já em 2003, a polícia civil de Pernambuco desmantelou um esquema que teria se iniciado em Israel 10 anos antes, conforme declarado pela norte-americana Nancy Scheper-Hughes em entrevista à revista Época.

Matéria extraída do site www.mercosur.com.br

Nenhum comentário: